sexta-feira, 30 de março de 2012

21 anos de Lutas! Enfim a Regularização Fundiária

Parabéns Comunidade da Nova Santa Marta!

Começa na próxima segunda dia 02 de abril, após 21 anos de luta a “legalização dos 5000 Lotes” da Nova Santa Marta. Esta ação será realizada com recursos de aproximadamente 1 milhão de reais do Governo Federal através do PAC. Esta medida reconhecerá o direito a moradia de milhares de famílias que ao longo dos anos ocuparam a antiga “Fazenda Santa Marta” hoje, Bairro Nova Santa Marta.

Esta conquista é o resultado de 2 décadas de lutas do Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM, da Central de Movimentos Populares – CMP, das Associações de Moradores, das escolas e das instituições religiosas da Comunidade que em diferentes períodos e em diferentes governos reivindicou esta ação fundamental no reconhecimento do direito a moradia e para segurança jurídica das famílias que agora terão o seu terreno registrado e devidamente legalizado.
Obviamente muitos tentaram tirar proveito politico desta conquista, se auto-denominando “Pai da Criança”.

Para os moradores isto pouco importa pois a comunidade sabe bem que esta foi uma luta de todos e que se hoje estamos por iniciar o processo de regularização fundiária, é por que esta foi uma das principais reivindicações de toda a comunidade nos últimos anos e somente foi possível por conta da Luta pela Inclusão da Nova Santa Marta Marta no PAC, iniciada em abril de 2007 e que garantiu a doação da área para Prefeitura e a Liberação de um empréstimo de 50 milhões de reais do PAC , corajosamente assinado pelo Prefeito Valdeci ( PT ) que esta possibilitando as obras de Infraestrutura, saneamento básico, urbanização e produção de moradias para reassentamento.





Também está marcado em nossa história as tentativas de iniciar a urbanização e a regularização, mas que sempre emperravam na falta de recursos para garantir a implantação de toda a Infraestrutura. Conforme Vanderlei da Coordenação Municipal do MNLM , na década de 90 lutamos para que a área fosse municipalizada porém nenhum prefeito assumiu esta responsabilidade então partimos para cima do Governo do Estado e apenas com o Olívio Dutra ( PT ) em 2000 quando o Secretario de Habitação do Estado era o Ary Vannazzi ( PT ) Fundador do MNLM , atual Prefeito de São Leopoldo, que o Estado reconhece sua responsabilidade e inicia em Parceria com o Prefeito Valdeci Oliveira ( PT ) e o Secretário de Habitação Fernando Menezes também fundador do MNLM um Projeto de qualificação urbana e regularização fundiária que deu os passos do que hoje estamos vendo ser realizado com os recursos do PAC através do Lula e da Dilma ambos do Partido dos Trabalhadores ( PT ). Infelizmente por falta de apoio do Governo Federal na época do FHC ( PSDB ), não houve recursos suficiente para levar até o projeto até o fim.

Nos últimos dois anos o MNLM, iniciou mais uma caminhada exigindo da Prefeitura e da CEF o inicio da regularização fundiária, pois os recursos já estavam disponíveis desde 2008. E a falta da regularização está impedindo o acesso das famílias organizadas, pelo MNLM na Cooperativa Bom fim aos recursos do Programa MCMV- Minha Casa Minha Vida .








Foram inúmeras assembleias, caminhadas, mobilizações na rta da Prefeitura, enfim desenvolvemos todo o tipo de pressão possível, até que finalmente o Prefeito Schirmer deu inicio ao processo de licitação, relata Cristiano Schumacher da Direção Estadual do MNLM . Enfim na tarde da ultima quarta-feira dia 28 de março o Prefeito assinou a ordem de Serviço e na próxima semana inicia definitivamente a Regularização Fundiária da Nova Santa Marta onde cada família assinará seu contrato, iniciará o pagamento dos seus terrenos e receberá finalmente o título de Concessão do Direito Real de Uso - CDRU que após 5 anos será convertido em Escritura Definitiva. Com a CDRU as famílias poderão acessar os recursos do MCMV e de qualquer outro financiamento habitacional, porque de agora em diante “existiremos” legalmente .
Parabéns a todos que colaboraram nesta parte de nossa história, aos que estão vivos e os que já se foram. Por fim também queremos agradecer a todos os governantes e parlamentares que colaboraram com esta grande conquista. Assim como saudar o Prefeito Schirmer que está tendo a oportunidade histórica de realizar o sonho de milhares de famílias.
Viva a Luta da Moradia , Viva a Nova Santa Marta !

Nenhum comentário:

Postar um comentário