terça-feira, 3 de abril de 2018
Pensar um passo adiante, independente do Dia de Amanhã.
Pensar um passo adiante, independente do Dia de Amanhã.
Ainda há aqueles que esperam alguma reviravolta no processo de perseguição ao Lula . Como se de uma hora para outra, o poder judiciário e o restante da máfia que articulou o golpe fosse simplesmente desistir do que fizeram até agora . E devolver democraticamente o governo central a esquerda, ao Lula e ao PT.
Seria como jogar fora toda uma inciativa cara que já causou e vai causar muitos estragos. Por isso lamento dizer não haverá reversão do quadro de perseguição ao Lula. Nossa expectativa na “democracia e nas instituições republicanas” nos leva a manter uma esperança, onde não há esperança.
A hipótese da concessão do HC do Lula contra a prisão em segunda instancia, se ocorrer permitirá ao Lula continuar em liberdade , porem não garante a sua participação como candidato . Por se tratar de um HC que se positivo indica uma mudança de entendimento que impacta tbém em um conjunto de outros processos de agentes públicos e privados . Talvez por isso existe realmente uma probabilidade de ocorrer. Isto por outro lado ira aquecer ainda mais revolta dos setores fascistas que querem é ver o LULA preso e toda a esquerda criminalizada. Isso ficou evidente durante a caravana na região sul .
A grande mídia, a direita , empresariado nacional, bancos internacionais, petroleiras estrangeiras, rentistas , alta burocracia do MP judiciário estão FECHADOS na questão de impedir de qualquer maneira a esquerda e o Lula voltar ao governo federal. Este é o centro da estratégia deles. Pois isso significaria um atraso senão o fim das expectativas de rapinar as riquezas nacionais e ampliar a exploração sobre nosso povo.
Mesmo a hipótese do afastamento do Temer, que deve contar com nosso esforço , embora não resolve muita coisa colabora para ir desmontando a articulação golpista. Mas não podemos nos iludir, pois isso permitirá um acordo por dentro do congresso nacional que , pode não apenas consolidar o presidente interino e consagrar definitivamente um candidato único dos golpistas que pode ser neste caso até o Rodrigo Maia do DEM . De qualquer forma mesmo que direita não consiga construir uma candidatura unitária e viável . Ainda o centro é inviabilizar de qualquer forma a retomada do governo pela esquerda para garantir seus interesse estratégicos no Brasil e na América Latina .
Portanto poderemos ter sozinhos ou combinados os seguintes cenários: a) Afastamento Temer , novo presidente eleito indiretamente b ) de não realização das eleições 2018 , c) Eleições com Lula livre mas impugnado pelo TSE, d)Temer candidato direita dividida varias candidaturas , e) Lula livre candidato homologado . Ressaltando que independente dos cenários e seus desdobramentos objetivo central da direita é impedir o retorno da esquerda ao governo federal.
Por isso é fundamental sim resistir a tentativa de manipular o calendário eleitoral com o impedimento do lula ou a não realização de eleições em 2018. E estar preparados para disputar a eleição, mas também é nescessario estarmos preparados pra o pior dos cenários.
Desde o Golpe estamos resistindo bravamente aos ataques e ampliando a mobilização popular porém perdemos praticamente todas as batalhas a exceção da reforma da previdência os demais temas da agenda golpista tem andado mesmo que com algumas dificuldades . Mais do que nunca é nescessario ampliar os processo de mobilização, organização e formação na base , o povo ainda não entrou no jogo de maneira geral assiste os acontecimentos torcendo e aguardando as eleições .
Se os golpistas colocarem efetivamente a mão no LULA. Levando a ele a prisão ou quem sabe para atenuar a revolta popular encaminhar a prisão domiciliar ou da mesma forma “apenas impedindo sua candidatura” . Não haverá alternativa a LULA nem plano B, C, D ,E .....Z.... todas as possibilidades reais de sucesso eleitoral com algum quadro da esquerda dentro e fora do PT será inviabilizado, destruído , atacado violentamente, dificilmente outro quadro resistirá como Lula está resistindo. Na sequencia a prisão de mais Petistas para que não atrapalhem o andamento de investigações contra o PT . E ainda há possibilidade de cassação do registro do Partido dos trabalhadores, acabando com a possibilidade de retorno do PT ao governo central e a vida institucional por um longo prazo , o suficiente para a efetivação dos objetivos golpistas.
A Passagem da Caravana Lula pela região sul, tem demonstrado claramente a temperatura que se dará os próximos enfrentamentos. A disposição da Oligarquia rural (antiga UDR) da turma do DEM,PP, PSDB, e Bolsonaros é de radicalizar e de ir para o enfrentamento físico e com isso conseguiram acumular força criando situações próximas ao limite chegando ao ponto de conseguir impedir o Ato na cidade de Passo Fundo com a estratégia de bloqueio de rodovias com queima de pneus , com agressões físicas nos locais de concentração até a tentativa de homicídio com os disparos de arma de fogo contra a caravana ; feitas com a complacência dos órgãos de segurança publica.
Por isso é necessário ampliar a mobilização, o engajamento, o nível de consciência e a capacidade de luta da classe trabalhadora. Essa é a única esperança possível. A falta de unidade estratégica e de uma visão para além dos limites da via das “instituições republicanas” tem impedido de vermos claramente o horizonte que se aproxima. Como se costuma dizer o pior e o melhor ainda está por vir.
Poderia ocorrer como acreditam os mais otimistas por mais improvável que seja . A hipótese de Lula Livre e candidato eleito, mas os golpistas continuariam atacando incansavelmente impedindo de governar e revogar as medidas golpistas . A hipótese de mais um mandato do Lula apenas será possível com forte mobilização e organização popular capaz de estabelecer a pauta e sustentar as medidas do governo popular .
É fundamental por isso termos clareza do inimigo a ser combatido, de como se organiza, se comporta e qual são suas fragilidades. Pois se inaugurou um novo momento, com a demonstração clara da disposição da elite fascista. O que exigira das forças de esquerda uma dedicação maior aos aspectos de segurança e na construção de estruturas capazes de dar combate e impedir os acontecimentos como os das ultimas semana. A oligarquia rural e a burguesia da cidade já deixou claro qual tratamento que pretende aplicar. Cabe a nos decidirmos qual o caráter e o peso da nossa reação.
Assim como é importante ter claro que é necessário construir uma hegemonia no pensamento politico pois hoje mesmo com dezenas de conquistas históricas para os trabalhadores, ainda há amplos setores da classe trabalhadora completamente alienados que se compreende “classe media”, ou que estão refém da manipulação midiática e religiosa. A estas pessoas precisamos dedicar nosso tempo para o esclarecimento, para superarem esta visão e perceberem que na verdade são também Classe Trabalhadora e vitimas do mesmo golpe.
Por isso nós do MNLM e demais organizações de luta pela reforma urbana precisam se dedicar no próximo período:
A) Imediatamente preparar as condições de reagir e impedir de qualquer forma a prisão do LULA e/ou de ser impedido de ser candidato:
B) Preparar coletivos para garantir nossa autodefesa em todas as cidades, elevar o nível de atenção para o tema da segurança de nossos dirigentes e militantes
C) A ampliação da mobilização e dos processos de luta concreta do povo, colocar nossas pautas sem mediações queremos tudo que é nosso por direito. Principalmente ampliar as ocupações de áreas e prédios que não cumpram função social e as mobilizações nos governos por acesso a Moradia
D) Dedicação para a construção do Congresso do Povo o mais enraizado possível nas periferias, vilas, morros e favelas. Para construirmos efetivamente na base um projeto de sociedade e mobilizar e estimular a organização do povo em um novo processo de luta política pela construção do socialismo e do poder popular;
Acabou a regalia, é o poder da periferia!
A luta Camaradas
Cristiano Schumacher- MNLM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário