A caminhada mobilizou cerca de 300 pessoas das ocupações da Nova Santa Marta , Km2, Canãa, KM3, o MNLM, a CMP, as Associações comunitarias da 7 de dezembro, Nucleo central, 18 de abril, Alto da Boa Vista , Escolas, a SAEMA no inicio da caminhada foram realizadas discuções com os veradores em uma Assembleia publica ao AR LIVRE, em frente a camara, onde foi solicitado o apoio as reinvindicações junto aos governos para agilização dos processos, em seguida a caminhada entrou na Av. Rio Branco pedindo o apoio da sociedade e esclarecendo os objetivos da luta . Ainda na rio branco rfoi realizado mais 2 manifestação de protesto em frente aos predios abandonados a mais de trinta anos, Segundo a Cristiano da coordenação do MNLM a existencia de enormes vazios urbanos e de predios abandonados como estes mostra a distancia que estamos de efetivamente termos uma politica de reforma urbana na cidade.
O primeiro ponto de parada da caminhada foi na 8ª C.R.E, onde novamente uma assembleia se formou frente com todos os manifestantes , a coordenação da 8ª C.R.E, vereadores A diretora da E.E. Santa Marta Prof. Diocelia apresentou ao coordenador da Demanda do ensino medio na Nova Santa Marta , Já a Ocupação do Km 2 apresentou a demanda da instalação do ensino medio na escola Pão dos pobres Proximo a Ocupação do Km2 ,segundo Dona Terezinha dirigente do Movimento ,as ocupações da Nova Santa marta e do Km2 , remodelaram a estrutura da cidade movimentando grandes populações por isso e necessario melhorar a estrutura da educação.
O segundo ponto de Parada foi a CEF onde se realizou outra assembleia ao ar livre onde foi apresentada a direção da CEF as reinvindicação de liberação de recursos do PAC para as ocupações do Km3,km2(demandas municipais) e a Nova Santa Marta(demanda Estadual), alem disso o movimento apontou a necessidade de existir participação popular na elaboração e gestão dos recursos federais do PAC. Outra questão central desta parada foi a cobrança por parte doOcupação da Canaã para agilizaçao da liberação dos recursos subsidiados para a produção das moradias com Recursos do FGTS . Segundo Bado da Coordenação do MNLM e morador da Canaã os recursos existem , sabemos disso mas a burocracia e a falta de quadros tecnicos nos governos tem dificultado de mais a elaboração e a execução dos projetos , pretendemos assinar nossos contratos dia 5 de julho no aniversario da ocupação ,mas ja tem quase 2 anos que trabalhamos direto nisso ,explica.
O terceiro ponto de parada da caminhada foi em frente a prefeitura municipal , os mais de 300 manifestantes realizaram uma nova assembleia agora como prefeito Valdeci onde foi discutindo na frente de todos, abertamente os problemas vividos nas ocupações e as dificuldades dos governos em enfrentar esses problemas . Os manifestantes exigiram apio as iniciativas de ensino medio proximo das ocupações ,apoio e empenho para o Pac do KM2 e KM3 e no PAC da Nova santa marta, apoio ao projeto de Assentamento rurubano . Alem disso solicitaram ao prefeito obras emergencias para garantir ao menos trafegabilidade para os onibus e ambulancias etc.... Para finalizar a caminhada foi realizado um ato publico na Praça Saldanha Marinho onde foi realizada uma avaliação da caminhada.
veja mais:
Parabéns pela criação deste espaço.
ResponderExcluirdivulguem-no...
força na luta!
Fico triste em não poder estar acompanhando totalmente essa etapa de luta da nossa comunidade Nova Sta Marta .Mas ao mesmo tempo fico feliz pois mesmo não estando presente em todos os atos assembléias ,reuniões ,fico a par de tudo que vem acontecendo pois o meu comnpanheiro e guerreiro Cristiano Schumacher me repassa todas as informações,pois ele está sempre presente ,resgatando e batalhando para que aconteça cada atividade em prol da nossa comunidade e que tenha a participação dos antigos e novos moradores pois essa terra foi e e´uma conquista de todos nós que por aqui passaram e muitos que ainda estam .Portanto parabéns aos que estão se fazendo presente sempre ,aos que vão qdo podem,aos que tentam se informar pelos que foram, aos que buscam informação pelos meios de comunicação , a todos que de alguma forma tenta contribuir pois é assim que chegaremos ao mesmo objetivo :REGULARIZAÇÃO JÁ !
ResponderExcluir